sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Os 7 Erros do Trabalho em Equipe

A capacidade de trabalhar em equipe é uma virtude obrigatória para o sucesso de qualquer profissional. Porém, quem já trabalhou em grupo sabe como é difícil conciliar diversas visões e estilos em torno de um objetivo comum e dentro de um mesmo ambiente de trabalho.
Os 7 erros mais comuns são:

1. Metas Exageradas: os objetivos e prazos devem ser realistas, evitando que o trabalho se transforme numa sucessão de derrotas e o desânimo se instale.

2. Composição Errada: quando os profissionais têm um perfil parecido, é provável o surgimento de competição entre eles. Da mesma forma que a carência de determinadas habilidades dentro de uma equipe compromete a eficiência da mesma. Assim, as melhores equipes são aquelas formadas por perfis diversos e complementares.

3. Liderança Ditatorial: cabe a quem comanda uma equipe tomar decisões, mas isso não significa que as opiniões do grupo devam ser ignoradas. Uma equipe gerida de forma democrática é a melhor opção.

4. Falta de Motivação: o mero cumprimento das tarefas estabelecidas por outros não motiva um profissional. É preciso envolvê-lo com o objetivo do trabalho.

5. Reuniões Improdutivas: as reuniões tendem a perder o rumo perante a inexistência de metas e prazos claros. Aqui, podemos ressaltar a importância das pré-reuniões para agendamento e esclarecimento dos assuntos a serem discutidos na reunião.

6. Subjetividade na Avaliação: os resultados têm que ser avaliados com base numa metodologia e em critérios partilhados pela equipe.

7. Sensação de Injustiça: se alguém trabalha menos e é recompensado da mesma forma, a insatisfação é certa. Por isso, as recompensas devem ser proporcionais à produtividade de cada integrante. Quem trabalha mais e melhor deve ganhar mais.


Fonte:
7 Erros do Trabalho em Equipe
http://notitia.truenet.com.br/desafio21/newstorm.notitia.apresentacao.Servlet
DeNoticia?codigoDaNoticia=1087&dataDoJornal=atual
Em 2 de novembro de 2003

Nenhum comentário: