sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Vantagens e Desvantagens do Trabalho em Equipe

Existem vantagens e desvantagens do trabalho em equipe. Mas as desvantagens devem ser sanadas para não comprometerem o bem-estar comum.
Dentre as principais vantagens, destacam-se:
** As equipes têm mais fontes de informação. Cada indivíduo, com suaformação, experiência e aproveitamento da aprendizagem, com um mesmo objetivo colabora para um acúmulo de conhecimento para a equipe que irá facilitar a resolução das atividades.
** A equipe é mais criativa. Tendo em vista que cada membro tem seu ponto de vista sobre um determinado problema, a diferença entre os pontos de vista acarreta forças matrizes para novas soluções para o mesmo problema.
** O trabalho em equipe incrementa a aprendizagem. Os membros absorvem, uns com os outros, conceitos até então desconhecidos ou conhecidos, mas não aprendidos.
** Satisfação dos membros quando participam de um processo de decisão. As pessoas carecem de sentirem-se importantes, principalmente quando são ouvidas e têm suas opiniões acatadas.
** Os membros da equipe aprendem mais sobre si próprios. A interação faz o indivíduo reavaliar seu ponto de vista, suas verdades e comportamento pessoal, levando-o a questionar-se e mesmo modificar seu estilo de comunicação.

E, entre as desvantagens destacam-se:
** A equipe pode pressionar o indivíduo. Indivíduos com opiniões diferentes podem ser pressionados a aceitar a decisão tomada pela maioria.
** Alguém pode dominar a discussão. Um membro da equipe pode dominar a discussão, não dando espaço para os outros membros expressarem suas opiniões.
** Alguém pode sobrecarregar-se de tarefas. Pode haver a má distribuição do trabalho e uma falta de supervisão, fazendo com que alguns membros sejam responsáveis por uma quantidade de tarefas excessivas, enquanto outros fiquem com poucas tarefas.
** O tempo gasto para trabalhar em equipe é maior quando comparado ao trabalho individual devido às diferentes opiniões entre membros da equipe para a resolução de um problema. Além disso, é gasto um tempo muito grande para comunicação entre a equipe.

Referências:

Trabalho em equipe: sucesso ao alcance de todos
http://www.mapfrevida.com.br/qualidadedevida/trabalho_em_equipe.asp
Em 2 de novembro de 2003

Trabalho em Equipe x Trabalho em Grupo
http://www.guiarh.com.br/y74.htm - Em 2 de novembro de 2003

Nenhum comentário: