terça-feira, 2 de dezembro de 2008

TRABALHANDO EM EQUIPE...

Uma das grandes dificuldades dos profissionais é conseguir trabalhar em equipe. Por motivos diversos, mas um deles de raiz cultural, advindo do aprendizado de toda uma vida, onde cumpre um ritual quase cotidiano ouvindo que deve ser o melhor. Nos primeiros anos de escola – o "prezinho" – aprende que deve compartilhar tudo o que possui com os colegas; nos primeiros anos da escola – ensino primário ou fundamental – dizem que é proibido colar as respostas do colega na prova e daí em diante os exemplos sempre condicionam o aprendiz a portar-se de forma individualista. Anos depois, quando o profissional chega ao primeiro emprego, depara-se com um discurso completamente dissociado do que ouviu durante pelos menos 18 anos de aprendizado – ali, naquela empresa ele deve compartilhar, deve trabalhar em equipe e obviamente não sabe do que estão falando.

Seguem-se uma série de "gafes" que os profissionais costumam cometer quando não acreditam que é verdade que precisam trabalhar em conjunto, compartilhar experiências, respeitar os limites, qualidades, defeitos e trejeitos dos outros:

1. FOFOCA - Falar dos outros é sempre delicado. Portanto, se você tem algo a dizer para seu colega diga diretamente a ele. Desta forma, evita que o comentário seja mal interpretado e retransmitido por outros funcionários. Ao fazer uma crítica diretamente ao colega em questão você evita que seu comentário chegue distorcido aos ouvidos dele, o que pode gerar conflitos. Além disso, falar pelas costas e comentar sobre a vida alheia é uma atitude mal vista.

2. ANTIPATIA - O fato de o trabalho exigir concentração do profissional não significa que ele está só. A tarefa de fazer-se simpático é prerrogativa e iniciativa de todos, portanto, sua também.

3. LATÊNCIAS - Qualquer tipo de desconforto havido no ambiente de trabalho – e até fora dele – deve ser resolvido imediatamente para que não se acumule. Uma palavra colocada indevidamente, mesmo que sem dolo, pode ser interpretada de maneira equivocada e não há infortúnio nenhum em saná-la. Muitos mal entendidos culminam em transgressões de convívio.

4. MAL-HUMOR - Um colega mal-humorado causa desconforto do início ao fim do expediente, pois deixará toda uma equipe com “aspas” em relação ao profissional, desmotivada e propensa a confusões. Pessoas mal-humoradas geralmente não toleram brincadeiras. Com isso, automaticamente são excluídas da equipe.

5. NETWORK - Você é responsável pela construção de sua reputação. Muito além dos resultados que você precisa obter com seu trabalho está a construção do seu relacionamento com as pessoas que trabalham com você e que no futuro o indicarão para um trabalho melhor ou para uma promoção.

6. ARROGÂNCIA - Questionar com um ar de superioridade as opiniões colocadas por outras em qualquer ocasião no ambiente de trabalho não só intimida quem está expondo a idéia, como passa uma imagem de que você é arrogante. É necessário refletir sobre o que está sendo dito, respeitar as opiniões, conselhos e valorizar quem as expõe.

7. DESRESPEITO A DIVERSIDADE - Não é aceitável alguém que não queira contato com outro indivíduo apenas por ele ser diferente. Ter outra crença, outra cor, outra condição social é característica de qualquer sociedade. Compreender e respeitar a diversidade é obrigação e ponto positivo no currículo e na vida das pessoas.

8. CULPAR OS OUTROS - Apontar os erros dos outros sem antes ter analisado sua própria culpabilidade e antes de identificar as soluções não ajuda a construção de uma trabalho com confiança mútua. É um fato gerador de desagregação. Isso não significa que não há a necessidade de identificar erros e ajudar a corrigi-los.

9. IMPACIÊNCIA - As pessoas são diferentes, portanto, cada uma tem um ritmo e um modelo de aprendizagem. Quem instrui não pode ser intolerante e agir agressivamente. Essa conduta produzirá antipatia e produtividade baixa na equipe.

Publicado em
18 de junho de 2008 às 11:39

Por: Dimas Facioli - Presidente da Facioli Consultoria, mestre em Administração, pós-graduado em Administração da Qualidade pela Faap, especialista em Recursos Humanos e Engenharia da Qualidade pela Unicamp.

Fonte:http://www.administradores.com.br/artigos/trabalho_em_equipe/23508/

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